Baseado na teoria de Funil de Vendas AIDA, seguem algumas sugestões de ações do autor em parceria com as editoras frente ao seu público.
– Compartilhe trechos dos seus livros em suas redes sociais e de parceiros.
– Participe / promova webinars, lives, para discutir temas dos seus livros, pode ser feito em conjunto com colegas que tenham autoridade no tema abordado, isso pode gerar conteúdo para as editora replicarem em suas redes.
– Participe de podcasts e entrevistas.
– Faça parcerias ativas com influenciadores e líderes que possam compartilhar seus conteúdos.
– Compartilhe amostras dos seus livros, trechos para leitura, apresente como sugestão para as editoras disponibilizar em seus sites.
– Participe de eventos, feiras de livros com sessão de autógrafos. UMA BOA PRÁTICA: Compartilhe sua agenda de eventos e cursos com as editoras, isso pode abrir oportunidades de encontrar pontos de vendas locais ou até mesmo a participação das editoras nos eventos.
– Publique artigos em veículos de imprensa. (revistas, blogs…)
– Incentive a criação de grupos de leitura, de estudos bíblicos baseados em seus livros e devocionais.
– Compartilhe testemunhos e depoimentos de leitores que tiveram boas experiências com seus livros.
– Divulgue seus materiais promocionais (e-books, guias de estudos…)
– Crie / participe de materiais impressos que destaquem seus livros e conteúdos (marca páginas, informativos…) distribua junto a eventos, igrejas, livrarias.
– Ofereça conteúdos exclusivos (vídeos, devocionais, estudos…) por meio de formulário de informações de contato que servirão para criar uma base para comunicação posterior (newsletter, mensagens…)
– Crie landing pages com informações detalhadas sobre seus livros. Use também formulário para captura de contatos.
– Planeje junto as editoras campanhas de marketing sazonais, com ações promocionais, anúncios online (se viável, pode oferecer patrocinar algumas dessas campanhas) aqui contemplamos clientes de revenda, não apenas o público final.
– Colabore com as editoras na criação de materiais de divulgação, como por exemplo: vídeos falando sobre os livros, trailers…
– Compartilhe com as editoras citações e testemunhos que possam ser usados em divulgação, isso faz gerar provas sociais, fomentando assim novos interessados.
– Apoie e incentive a criação de clubes de leitura ou programas de assinatura para recebimento periódico de livros.
– Combine cupons promocionais com as editoras para divulgar promoções, descontos… O melhor cenário é que todas as editoras criem um cupom idêntico para que você compartilhe em seus meios de comunicação.
– Incentive ações com a editoras para destacar seus livros em livrarias estratégicas, geralmente as vitrines são cobradas, podendo pagar em dinheiro ou bonificação de livros.
– Participar de sessões de autógrafos promovidas pelas editoras em eventos e livrarias.
– Newsletter periódica com atualizações, lançamentos, conteúdos exclusivos para quem comprou seus livros.
– Incentivo e resposta aos feedback dos leitores.
– Campanhas de fidelização com descontos em combos de produtos.
– Incentive as editoras a promover pesquisas de satisfação isso ajudará a encontrar novas oportunidades.
OBS: Em seu ciclo de contatos, analise a possibilidade de promover a relação entre líderes, pastores, seminários, escolas, com as editoras, isto pode abrir portas para novos pontos de vendas e distribuição.
Deve-se ter em mente que estas ações são como uma força motriz para contribuir com as editoras a alavancar as vendas e distribuição dos seus livros. Quando estabelecemos uma relação sólida, próxima e constante com a nossa audiência, naturalmente impulsionamos o interesse e a busca por nossos materiais. Vale ressaltar que estas sugestões são voltadas para ações em conjunto com as editoras, você não precisa vender seus livros, nem mesmo assumir uma postura comercial, mas ajustando uma forma ou outra de comunicar e interagir com seu público e com as editoras, pode-se construir resultados positivos.